Quem sou eu
Babi Dewet nasceu em 30 de dezembro de 1986, é uma carioca meio paulista, formada em Cinema, que encontrou seu amor pela escrita através das fanfics lá em 2001, quando morava em Alto Paraíso de Goiás. Em 2009, decidiu publicar de forma independente seu primeiro livro, Sábado à noite, baseado em uma das suas fanfics sobre a banda britânica McFLY. Autora best-seller, tem 12 livros publicados, entre histórias de personagens tão apaixonados por música quanto ela e obras de não ficção onde divide todo seu conhecimento como fã, produtora de shows e mestre de cerimônia em eventos geeks, de k-pop e cultura coreana. Seu conto de “Outono”, do livro Um ano inesquecível, foi adaptado como um musical para as telas do Prime Video com direção de Lázaro Ramos e participações de estrelas da música como Iza, Rael, Lulu Santos e Larissa Luz.
Babi Dewet e suas histórias recheadas de música
Existem inúmeros fandoms, grupos de fãs específicos e apaixonados, espalhados pelo mundo e a maioria deles é bem unida. É onde você pode discutir sobre certo tema, conhecer pessoas com opiniões parecidas e desenvolver a criatividade criando novas versões para aquilo que já existe e se admira, as chamadas fanfictions. Por meio dessas histórias postadas em algum portal ou fórum na internet, também é possível analisar a resposta dos leitores e decifrar quem é seu público-alvo, por exemplo. Pode funcionar como uma escola para quem gosta de escrever, mas ainda não sente segurança. Ultimamente muitos livros têm sido lançados com enredos que ganharam vida inicialmente como uma fanfic. No exterior, podemos destacar os sucessos da saga Os Instrumentos Mortais, da Cassandra Claire, baseado na série Harry Potter, e o fenômeno editorial Cinquenta Tons de Cinza, da E.L. James, inspirado nos romances de Crepúsculo, entre muitos outros.
A autora brasileira Babi Dewet também se encaixa nesse quadro, mas a história de Sábado à Noite não é recente. A trilogia foi escrita em meados de 2006 e é uma das fanfics mais famosas do país. Quando Babi começou a escrevê-la, era uma história interativa onde o leitor escolhia os nomes das personagens e se imaginava dentro do enredo. SAN, como ficou conhecido, fala sobre amizade, amores mal resolvidos, problemas da adolescência e música, muita música, e foi totalmente inspirada na banda de rock britânico McFLY. Babi era tão fã dos músicos que ia toda semana à gravadora Universal Music pedir para lançarem os CDs deles aqui no Brasil. E deu certo! Ela também já conheceu a banda e fez entrevistas com eles em uma de suas turnês pelo país.
A autora recebia tantas mensagens positivas e divertidas sobre sua fanfic que decidiu, em 2010, transformá-la em livro e publicou o primeiro volume da trilogia de forma independente, ou seja, sem ajuda de editoras. Com mil livros esgotados em um ano, apenas vendendo pela internet, Babi relançou sua história pelo selo Generale, em maio de 2011, o segundo volume, Sábado à noite 2 – Dos bailes para a fama, em agosto de 2013 e o terceiro livro, Sábado à noite 3 – Com amor e música, saiu em agosto de 2014. Este último é inédito, pois não existia nem a fanfic com o final tão esperado. Juntos, os três volumes já venderam mais de dez mil exemplares.
O sucesso da Babi com os adolescentes cresceu tanto, que em 2015 ela foi convidada a participar da coletânea Um Ano Inesquecível, onde escreveu um dos quatro contos juntamente com Paula Pimenta, Bruna Vieira e Thalita Rebouças. No conto de Outono, chamado O Som dos Sentimentos, Babi mostra como a música pode transformar a vida de uma garota e levá-la a ver o mundo com outros olhos. As quatro histórias marcaram uma geração de leitores e, em 2023 foram transformadas em quatro filmes pelo Prime Video da Amazon. Saiba mais sobre o filme "Um Ano Inesquecível: Outono" clicando aqui.
Babi também foi convidada pela editora Gutenberg e a Maurício de Sousa Produções para escrever um conto para a personagem Mônica em dois livros lançados em 2017 e 2018. Para Babi, foi como escrever uma fanfic de uma das histórias que ela sempre amou e que cresceu acompanhando. Em "Turma da Mônica Jovem: Uma viagem inesperada", Babi leva a Mônica para a Coreia do Sul e para o universo de shows de kpop; já em "Turma da Mônica Jovem: Um convite inesperado", a personagem precisa enfrentar seus medos e se divertir dançando em um grande evento de cultura geek.
Também envolto em música, mas fora da ficção, Babi convidou a amiga e jornalista Érica Imenes em 2017 para um projeto de dois livros com a editora Gutenberg sobre o mercado de entretenimento da Coreia do Sul e a história cultural do país. O projeto é voltado para todas as idades e foi desenvolvido pensando em ser uma ajuda a trabalhos e TCCs sobre o assunto. O primeiro livro, "Kpop - Manual de Sobrevivência", tem a participação de Nathalia Pak e o segundo, "Kpop - Além da Sobrevivência", conta com textos de Sol Paik e explora mais assuntos culturais como instrumentos tradicionais coreanos, feminismo na Coreia do Sul e outros temas.
Todos os outros projetos da Babi envolvem música de alguma forma, já que é a sua maior inspiração desde criança.
MEUS LINKS
INSTAGRAM / FACEBOOK / TWITTER / TWITCH / YOUTUBE / SPOTIFY / TIKTOK
#bio rápida
Autora best-seller, fã profissional, ACE/DEMI, TDAH, formada em cinema, tem seis gatos, mora em São Paulo, mas nasceu no Rio de Janeiro. Começou a sua carreira escrevendo fanfics e publicou seu primeiro livro de forma independente em 2009. Amante de música, é apresentadora e produtora de shows e eventos de cultura coreana e pop, e possui um canal no YouTube sobre a sua vida, além de ter feito parte do KPAPO, o primeiro podcast Originals do Spotify sobre kpop e hallyu. Hoje produz conteúdos sobre a vida de escritora e mercado editorial, focado em novos autores, inclusive os que escrevem fanfics. Na verdade, Babi sempre quis ser uma rockstar, mas acabou escrevendo livros recheados de música.